Notícias

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, fumar é a maior causa de morte evitável do mundo. O ato de fumar é responsável por casos de mortes por doenças como enfisema e bronquite e por diversos tipos de câncer: boca, laringe, pulmão, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero e estômago, além de angina e infarto e doenças como o AVC-Acidente Vascular Cerebral. 

Para de fumar não é uma tarefa fácil, mas ter a real vontade de querer deixar o hábito já é um grande começo. Vamos lá, você consegue! Diga sim à saúde! 



Quanto mais cedo pior

Voluntários que participaram de um estudo foram divididos em grupos: os que fumavam o seu primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar (32%); entre seis e 30 minutos depois de acordar (31%); de 30 minutos a uma hora (18%); e uma hora ou mais após acordar

Segundo Steven Branstetter, coordenador do estudo, “observou-se níveis mais altos de NNAL entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente de seu consumo de cigarro ao longo do dia”. A hora em que uma pessoa acende seu cigarro é um fator preditivo para o desenvolvimento de câncer.Se você coloca o primeiro cigarro na boca logo após acordar, atenção!

Estudo realizado na Universidade do Estado da Pensilvânia, EUA, mostra que fumar ao despertar é fator de risco pra câncer de boca e pulmão. A pesquisa foi realizada a partir da análise de dados de 1.945 fumantes. Os pesquisadores mediram os níveis de uma substância encontrada no sangue, NNAL. Esta é secretada pelo organismo do fumante ao entrar em contato com o NNK – substância que induz a tumores de boca e pulmão.

Pesquisa