Notícias

Amigos, respondi algumas perguntas de internautas da minha página do Facebook. Compartilho aqui as respostas com vocês para que mais pessoas possam se informar sobre saúde. Se não segue a minha página, o link está aqui. Abaixo, as respostas. 


Rosangela Loyolla Santos 
Oi meu marido teve anemia muito forte,daí fiz para ele tomar todo dia de manhã um suco de couve maçã ,salsinha e laranja ,em um mês ele já tinha melhorado dá anemia até o cardiologista dele ficou admirado dá boa recuperação

Resposta: Você está certa, a anemia é uma doença em que o nosso sangue vermelho, os glóbulos vermelhos ficam muito baixos. E a boa alimentação, principalmente com este suco que você fez pra ele, recompõe bastante. Nunca esquecer das carnes vermelhas, peixes, saladas e verduras ok? Parabéns. 

José Maciel 
Boa tarde Doutor e a quem ler este comentário. E lhe parabenizo pela louvável atitude. Minha pergunta é quais os melhores alimentos que repõem o ferro no organismo de maneira mais rápida eliminando a anemia e se tem realmente a necessidade de usar medicamentos? Registro meus agradecimentos.
 
Resposta: Muito obrigado pelos seus comentários, pra mim é um prazer sempre falar com vocês. Os melhores alimentos para repor o ferro são: carne vermelha, o fígado, os vegetais, frutas e peixes. Tomar bastante água e, só se necessário, tomar suplementação de ferro. Via oral, ok? Abraço!
 
Celeste Bandu Menayame 
Sim doutor! Tenho tido muita dor na parte exterior da cabeça, praticamente no coiro cabeludo, dói como se estivessem a me picar com agulhas e só dói no centro da cabeça, o que poderá ser doutor??? Tenho sentido quando tranço, penteio ou quando lavo o cabelo...
 
Resposta: O seus sintomas podem estar relacionados a um vírus que dá na pele e no corpo cabeludo chamado herpes. Procure um dermatologista para dar um olhadinha porque, às vezes, o herpes é interno e não dá pra ver as lesões. Então o tratamento tem que ser com pomadas, cremes e anti virais por boca, ok? Um abraço!
 
 
Nise Lima
Oiiii..... De vez enqdo aparece um carocinho na minha língua é indolor,mas me incomoda. Agora ele sumiu,mas já desapareceu uma vez. Esse carocinho é branco. Parece nervo... 
Estou preocupada....
 
Resposta: As lesões da boca, língua e mucosas frequentemente estão associadas com a presença de fungo, como a cândida. Mas eu te aconselho a procurar um dermatologista ou um médico chamado buco-maxilo, que é uma especialidade que cuida bem da boca e da mucosa para ver se é algum tumorizinho, ou um fungo ou alguma bactéria. 
 
 
Edna Longhi 
Gostaria de saber porque o senhor não fala sobre a epilepsia e porque mesmo com à cirurgia à pessoa continua tendo crises e tomando medicamentos, tudo isso no Hoje Em Dia??????????????????
 
Resposta: Obrigado pela tua sugestão de falar sobre epilepsia, eu vou levar isso para a diretoria do programa, mas em um dos quadros do Você e o Doutor de uns três anos, eu fui pessoalmente no Hospital das Clínicas fazer uma matéria sobre a epilepsia descontrolada onde vimos a implantação de um marcapasso dentro de cérebro para ajudar as pessoas a não ter essa crise. Pode deixar que vou levar a sugestão! Obrigado! 
 
 
Aleh Godoy 
Sim Dr. Antonio Sproesser... É necessário mesmo que a mulher menstrue? Já ouvi dizer que não. Eu estou com 42 anos e não suporto mais os transtornos que ela tem me trazido. Dores de cabeça muito fortes, nas costas, mau humor, desânimo, na verdade me transformo em outra pessoa e muito desagradável por sinal. Abraço
 
Resposta: Não é necessário a mulher menstruar, não. Tem mulheres que têm a indicação de tomar pílula ou reposição hormonal sem parar a pílula, para ela não menstruar. Essas dores de cabeça, dor nas costas, mau humor, desânimo, tudo isso pode ser corrigido pelo uso da pílula ou reposição hormonal. Converse com o seu ginecologista para ver se você tem indicação de tomar, teve algum infarto, AVC, trombose, algum caso de câncer na família. Então converse com o seu ginecologista, mas você tem indicação de tomar, sim, ok? Um abraço. 
 
 
Morgany Fabio 
Sim Boa noite doutor e verdade que quem tem ovário policísticos Não pode engravidar
 
Resposta: Os ovários policísticos liberam uma série de hormônios que dificultam a gravidez, mas não é impossível engravidar com ovário policístico. É mais difícil. Então a minha dica é procurar um ginecologista especializado em ovários policísticos, medir os seus hormônios e ver se você precisa fazer algum tratamento para engravidar. Não é lei quem tem ovário policístico não engravidar. Eu já vi várias mulheres com ovários policísticos engravidarem, mas procura ajuda. Um abraço. 
 
 
Américo Nasta Philip Tomba 
Eu muitas das vezes sinto algumas picadas insuportáveis na cabeça, a quê se deve ou o que será?
 
Resposta: Pontadas, picadas insuportáveis na cabeça, isso tem que ser avaliado, geralmente um colega neurologista pode examinar você, tirar a sua pressão arterial, pra ver se você não tem hipertensão arterial, examinar o seu couro cabeludo para ver se você não tem nenhuma lesão como herpes e fazer uma tomografia ou ressonância magnética, que é um exame que a gente vê o cérebro lá dentro para ver se tem alguma alteração. Sugiro que procure um colega neurologista. Um abraço! 
 
 
 
Juuh Rocha 
Dr. Antonio Sproesser fui diagnosticada com Ansiedade e Depressao . Gostaria de saber se e possivel se curar dessa doença sem tomar remedios ??? pois tenho medo de me tornar dependente desses medicamentos.
 
Resposta: Realmente ansiedade e depressão precisa ser tratado. Geralmente começamos o tratamento com terapia, mudança do estilo de vida, com atividade física, uma nutrição balanceada, evitar doces, café, chá, cigarro ou o uso de qualquer droga. A medicação, muitas vezes, é importante para te dar mais ânimo, brecar um pouco o quadro de ansiedade e deixá-la melhor. Um médico psiquiatra pode começar o medicamento com você, de uma forma bem leve, uma dosagem bem baixa, mas é importante nesse começo você tomar alguns remédios para que seu quadro não piore, porque aí você vai ter que tomar uma dose muito mais maior. Procure logo um psiquiatra para conversar com ele, ok? Um abraço. 
 
 
 
Evania Pimentel Sim Dr. eu tenho glaucoma e é mt dificil continuar o tratamento,com a demora da Secretaria da saude de liberar o pedido.
 
Resposta: O glaucoma é uma doença que é crônica aqui no Brasil e é causa de cegueira, mas pelo que eu vi, você está sendo controlada já, continue o tratamento, pingue colírio, tome os remédios e faça uma avaliação pelo menos a cada seis meses com oftalmologista para medir a pressão ocular, aqui em São Paulo nós temos três grandes centros, o Hospital das Clínicas, a Escola Paulista de Medicina e a Santa Casa, que podem te ajudar também, ok? Um abraço e boa sorte! 
 
 
Elisete Zagonel
Boa tarde dr. Parei de menstruar a um ano e alguns meses sinto um calor e desconforto nos pés e panturrilhas, tem a haver com a menopausa?
 
Resposta: Pelo que eu li os seus sintomas, você está entrando na menopausa e esse período é muito delicado para as mulheres. Ficam depressivas, ansiosas, calor, frio, dor no corpo, tendência à obesidade. Então a minha dica pra você é mudar o seu estilo de vida. Evitar açúcar, chocolate, doces, comer mais saladas, legumes e vegetais e tomar bastante água. E a minha dica principal é você caminhar diariamente. Caminhar lá fora, não fique dentro de uma academia, não.  Caminha lá fora, toma um ar, conversa com as pessoas, entra num grupo para aprender a dançar. Vai melhorar bastante. Boa sorte, um abraço!
 
Walkiria Rebelo 
Sim Dr. Eu tenho Espondilite aquilosante tem como repor a cartilagem novamente ?
 
Resposta: A espondilite aquilosante realmente é uma doença liderada por anticorpos que agem nas nossas articulações e quando a cartilagem é deformada, algumas escolas em reumatologia podem fazer transplante de cartilagem, fazer um auto transplante, tirar de um lugar e colocar em outro. Em outros centros também células-tronco estão sendo usadas. Mas muitas vezes isso não funciona. O que realmente funciona é uma medicação adequada para controlar os anticorpos que são gerados no seu corpo. Continue com seu reumatologista e tome os remédios na hora certa. Um grande abraço. 
 
 
Jose Carlos Rodrigues
boa tarde Dr.Antonio a minha mãe tem 93 anos e sofre demais com um desgaste na bacia tenho levado em ortopedistas mas sem muita solução eu estou preocupado pois ela toma Tramadal e o Paco para aliviar as dores e eu acho muito forte o que o Sr. me aconselharia.Grato.
 
Resposta: A sua mãe tem 93 anos, ela tem bastante idade. Se ela fosse mais jovem, poderíamos pensar em fazer uma prótese de quadril, ela deve uma artrose, deve doer muito e deve impossibilitá-la de caminhar. Eles estão dando esses anti-inflamatórios e analgésicos muito fortes e ela realmente deve ficar sonolenta. Eu aconselho nessa fase ela tentar algumas sessões de acupuntura, algumas sessões de relaxamento, de massagens e evitar ao máximo os medicamentos, porque como tem 93 anos, ela pode ficar muito sedada. Em alguns hospitais existe a situação de fazer o bloqueio chamado peridural, é como se fosse fazer uma raqui ou um peridural na coluna, injeta um anestésico para parar de ter dor no quadril, mas como tem 93 anos, temos que ter muito cuidado. É mais massagem, fazer acupuntura, tomar um tylenol, um analgésico mais fraco, ok? Um abraço. 
 
 
Monique Oliveira 
Dr,  meu filho tem 3 anos e tem fimose,com quanto anos ele pode operar? Ou o que e como fazer para soltar, sem ter que prescisar de fazer cirurgia?
 
Resposta: Fimose geralmente a gente tem que tratar mesmo. Trabalhos recentes na literatura mostram que quem tem fimose mais tarde pode ter mais doença sexualmente transmissíveis, fica muito sujo aquele lugar, é muito difícil de limpar e às vezes muito dolorido. Geralmente a gente indica a cirurgia de fimose depois de 5, 6 anos de idade, que a criança está um pouco maior, mas se a fimose for grande, ele já pode ser operado agora, com três anos mesmo, não tem nenhum problema. Aliás, quanto mais cedo ele nem vai lembrar depois da cirurgia e da anestesia. 
 
 
Ivone Schnaider 
tenho presao alta sem controle nao se mais o que fazer ainda o medico mandou eu trabalhar com a presao 21 13 a vai por ai
 
Resposta: Pressão alta sempre tem controle. É muito raro a gente não conseguir controlar com os medicamentos atuais. Geralmente a gente faz uma mistura de remédios, diuréticos, inibidores das enzimas dos rim, vasos dilatadores, dilatadores da bomba de cálcio, mas é importante você procurar um nefrologista especializado em hipertensão arterial, se você morar em São Paulo, aqui temos a Escola Paulista de Medicina que tem o Hospital do Rim, que fica na Vila Mariana. Lá você pode se aconselhar e ter alguma consulta. Um abraço. 
 
Lu F Silva 
Sim,fiz exame de sangue e o cpk deu muito alterado o que significa isso tenho dores em todo corpo ha mais de 2 anos .
 
Resposta: O seu CPK é uma enzima do músculo. Quando nosso músculo está afetado, por exemplo maratonista, triatleta, quando a gente treina muito e colhe o cpk ele está muito alto, porque existe muito desgaste muscular. Se você não faz esporte, não faz atividade física e seu cpk é alto, você tem que procurar um médico especializado em músculo. Na Unifesp, Universidade Federal de São Paulo do Hospital das Clínicas, tem um grupo chamado Grupo de Músculo, que isso é importante você ir lá, fazer uma consulta, muitas vezes até fazer uma biópsia de músculo para você se você tem alguma doença muscular, ok? Mas volta a colher novamente o seu cpk e seja acompanhada por um médico reumatologista. Caso precise, procure na Unifesp Grupo do Músculo. Um abraço. 
 
Neusa Torrez 
estou na menopausa,hj fui ao ginecologista entre os 4 que consultei ,me passou o hormonio,ainda nao tomei devido as duvidas,cancer de mama ,crescimento de cabelos entre outros ???sera verdade????
 
Resposta: Realmente a menopausa é um período muito ingrato e delicado que a mulher passa, muitas vezes precisa fazer reposição hormonal, com estrógeno e progesterona, mas muitas vezes não pode fazer mesmo por perigo de câncer, trombose, infarto, embolia pulmonar. Você procura o ginecologista que você teve melhor afinidade, conversa com ele e se você for fazer reposição hormonal, comece com uma dosagem bem pequena e seja acompanhada de perto, ok? Um abraço. 
 
 
Esperanca Nsoéla Pemba 
sim. Eu gostaria de saber se uma mulher grávida de um mês senti dor na bexiga e na coluna e se é normal?
 
Resposta: A gravidez muda muito o corpo da mulher. O útero crescendo comprime a bexiga que pode dar dor e comprime a coluna que pode dar dor também. Procure seu ginecologista e obstetra, conversa com eles, acompanha com ultrassom o desenvolvimento do teu útero, é muito importante você ser acompanhada mensalmente pelo seu obstetra, é uma período de extrema necessidade você ser cuidada bem de perto por um profissional, mas essas alterações tanto da bexiga quanto da coluna, são normais. Abraço!
 
Meire Lucia Apostolica 
Minha mãe ta com labirintite . Quero saber uma dieta pra ela viver melhor essa situação. Obrigada dr.
 
Resposta: Labirintite é uma inflação do labirinto, que é o aparelho que fica atrás do ouvido interno responsável pelo equilíbrio. Quando você tem uma inflação do labirinto, a melhor coisa é repouso e algumas medicações específicas que aumentam a circulação do labirinto. A dieta mais aconselhada é muito pobre em sal e açúcar e saladas, legumes, grelhadinhos fazem muito bem. E repouso para a mamãe, dá bastante água pra ela. Boa sorte! 
 
Silvana Lima 
Boa tarde Dr. Tenho dificuldade para engolir comprimidos, tenho a sensação que não vou conseguir engolir. Coloco na boca bebo água mas não desce, o sr sabe se todas as enfermidades tem medicações que não sejam comprimidos? Grata.
 
Resposta: A sua queixa é muito frequente em consultório. Paciente às vezes não consegue engolir o comprimido. A dica que eu dou é esmagar o comprimido. Você coloca o comprimido na mesa ou num prato com um pano para ele não voar e quebra o comprimido em  dois ou três ou esmaga o comprimido. Vai facilitar muito a sua vida, viu. Mas tem doenças que precisam mesmo de remédios, infecções, inflamações, distúrbios no sangue, quadros de pressão alta que precisam de tratamento, não tem jeito. Esmaga o comprimido, abre a cápsula, toma com água, essa é minha dica, tá bom? Um abraço. 
 
 
Janaina Aparecida Ramos De Morais Morais
Oi doutor te bom. Vou fazer uma cirurgia da vesícula gostaria de saber se a recuperação é tranquila Obrigada.
 
Resposta: Você que vai tirar a vesícula, provavelmente deve ter cálculo, é uma cirurgia muito tranquila, é feita pela técnica atual de videolaparoscopia, aqueles buraquinhos na barriga para tirar. O pós operatório é muito bom, você opera hoje e amanhã já tem alta, no dia seguinte, vai pra casa, um pouquinho de repouso, evita dirigir, subir escada, mas a recuperação é muito tranquila, esse método revolucionou a medicina. Vá, boa cirurgia, que Deus te guie, ok? um forte abraço e boa recuperação. 
 
 
 
 
 

Pesquisa